Alimentação saudável na prevenção de doenças

alimentaçao saudavel

A alimentação é um dos pilares de uma vida saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos, consumo de água e evitar cigarro e bebidas alcoólicas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com uma boa alimentação.

E o câncer não é o único risco. A má alimentação, aliada ao estilo de vida, pode levar à doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, gastrite e obesidade, que pode desencadear outros problemas de saúde. 

Isso acontece porque os hábitos alimentares mudaram muito ao longo do tempo. A popularização dos ultraprocessados, os agrotóxicos utilizados na agricultura e o estilo de vida acelerado que favorece refeições congeladas acabam por prejudicar a saúde da população. 

O problema é ainda maior quando olhamos para as crianças e adolescentes, pois questões relacionadas a diabetes e obesidade têm começado cada vez mais cedo. Mas uma boa alimentação é capaz de trazer inúmeros benefícios para toda a vida. E sempre é tempo de mudar, caso você ainda não seja adepto da alimentação saudável. 

Benefícios da alimentação saudável para a saúde

São diversas as vantagens de ter uma boa dieta, mas algumas estão diretamente relacionadas a condições graves de saúde e podem ser controladas ou até prevenidas. Confira as principais:

  • Controle ou prevenção do diabetes;
  • Controle ou prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles mama, cólon e próstata;
  • Controle de peso e prevenção da obesidade;
  • Fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose;
  • Mais disposição e melhora no humor;
  • Melhor digestão e prevenção de problemas no estômago;
  • Regulação do organismo.

Deu pra ver que não são poucos, né? Além destes, ainda são muitos outros. Com uma dieta personalizada, é possível atuar diretamente na situação de saúde individual.

Como ter uma alimentação mais saudável?

Alguns cuidados básicos podem ser adotados por qualquer pessoa em prol de uma melhor alimentação. Porém, quando é realizada uma consulta com profissional de nutrição, é possível definir uma dieta mais personalizada, considerando o histórico familiar e atuar na prevenção de doenças hereditárias. 

Além disso, realizar alguns exames antes de mudar os hábitos poderá ajudar a orientar as melhores decisões. 

Veja quais atitudes você pode adotar imediatamente para melhorias na saúde:

  • Evite ultraprocessados: alimentos que são vendidos prontos para serem consumidos normalmente passaram por diversos processos, perdendo seus nutrientes. Também são utilizados conservantes e outros elementos artificiais que não oferecem nada de positivo ao organismo.


  • Diminua o consumo de sal: o sal está diretamente ligado à elevação da pressão, que pode levar a doenças cardiovasculares, por exemplo. Não é necessário cortar, mas reduza e substitua por temperos naturais. Além de serem mais nutritivos, estimulam a conhecer novos sabores!


  • Aumente a quantidade de vegetais: frutas, verduras e hortaliças. Todas elas têm nutrientes importantes para o corpo e muitas fibras, que ajudam o organismo a fazer uma boa digestão. 

Para saber mais sobre nutrição ou marcar uma consulta para um atendimento personalizado, entre em contato com o Serviço de Nutrição da Santa Casa. O agendamento pode ser realizado pela Central de Agendamento da Santa Casa (51)3214.8000.


Fonte:
Flávia Krüger Cousseiro
Supervisora de Nutrição Assistencial da Santa Casa

Bruna Espindola de Araujo
Nutricionista da Santa Casa


Os conteúdos deste site têm caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Feito para você

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?

Não perca nossos últimos conteúdos sobre saúde, prevenção e vida saudável.

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?​

© 2022 Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre | Powered by Evolua Doutor