Como doar sangue? Um passo a passo para se tornar doador

Como doar sangue

Um dos materiais mais utilizados no dia a dia de um hospital não é um objeto, mas sim algo que todas as pessoas possuem: sangue. A boa notícia é que ele pode ser doado por quase todo mundo. Diferente de outras doações, que passamos adiante quando não queremos mais ou temos sobrando, o sangue é um insumo capaz de ser reposto pelo próprio corpo de quem doa. Incrível, não é?

Mesmo assim, é muito comum os bancos de sangue estarem, em maior frequência, com os estoques mais baixos do que altos. Por isso, é importante incentivar e sensibilizar a sociedade sobre esta nobre causa para a qual novos adeptos nunca são demais. 

O dia 25 de novembro marca o Dia Nacional do Doador de Sangue. Não é por acaso que esta data foi escolhida. Apesar de ser necessário o ano inteiro, é no final do ano, quando as pessoas saem de férias e viajam que os estoques ficam ainda mais baixos. Desde que iniciou a pandemia de Covid-19, os hospitais sofreram pela falta de doações e até hoje ainda não se recuperaram completamente. Mas como ajudar? 

Por que doar sangue?

Doar sangue é antes de tudo um gesto solidário. Ninguém é obrigado, mas é uma forma de ajudar pessoas, conhecidas ou não, e não custa nada – apenas a disponibilidade de quem doa. 

O sangue doado é usado em pessoas que realizam grandes cirurgias, tratamentos e intervenções médicas. É muito comum em procedimentos realizados por pessoas que estão combatendo algum tipo de câncer. 

Uma única doação pode salvar até quatro vidas! Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue, e na doação são coletados em torno de 450 ml. Ou seja, é pouco para quem doa, mas muito para quem recebe – não apenas em quantidade, mas em significado. 

Para estimular a doação, na Santa Casa o doador sempre recebe um lanche e é isento de pagar estacionamento.

Passo a passo da doação de sangue

1) Verifique se você pode doar agora

Existem algumas condições para garantir a qualidade do sangue doado, uma vez que ele pode ser direcionado a pessoas imunossuprimidas, para as quais há alto risco de infecções e contágio de doenças.

São elas:

• Ter entre 16 e 69 anos de idade (de 16 a 18 anos de idade, devem estar acompanhados por responsáveis legítimos);

• Ter peso acima de 50 kg;

• Não ter recebido diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;

• Não estar grávida ou amamentando;

• Não estar exposta a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;

• Não ser usuário de drogas;

• Não ter tido relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual nos últimos 12 meses;

• Não ter feito tatuagem ou procedimentos estéticos (como maquiagem definitiva ou micropigmentação de sobrancelhas) há menos de um ano.

Se você não puder doar agora, não desanime. Aguarde o tempo estipulado e ajude divulgando para seus contatos.

2) Esteja atento ao preparo

Existem algumas recomendações a serem seguidas antes e depois da doação. São cuidados para garantir que o doador esteja em boas condições para se recuperar rapidamente.

Veja como se preparar e recuperar da doação:

• Estar alimentado, com intervalo mínimo de 2 horas entre a refeição e a doação;

• Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;

• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

• Evitar fumar por pelo menos uma hora após a doação;

• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;

• Pessoas que exercem profissões que exijam muita atenção, como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho, devem interromper as atividades por 12 horas.

3) Agende sua doação

Para garantir mais agilidade no processo e evitar a espera, faça o agendamento clicando neste link.

4) Atendimento na recepção

Neste momento você efetuará o cadastro ou atualização dos seus dados. É importante destacar que um documento de identidade válido deve ser apresentado (na versão digital, apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida).

5) Entrevista

Esta etapa se chama triagem clínica e é realizada por uma enfermeira especializada que irá avaliar as condições de saúde do doador e os riscos para a pessoa que vai receber.

Na conversa, serão abordados aspectos a respeito do estado de saúde do candidato e de seus hábitos. A triagem clínica é essencial, pois existem questões que podem ser identificadas apenas nesta etapa.

6) Coleta de sangue

Este é o momento da doação em si! A coleta tem duração de aproximadamente 10 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

7) Lanche e hidratação

Antes de terminar, você irá se hidratar e ingerir um pequeno lanche. É importante para o doador continuar se sentindo bem durante o dia. 

Quer doar sangue na Santa Casa? 

O Banco de Sangue da Santa Casa de Porto Alegre está sempre de portas abertas para receber novas doações – e novos doadores! Apesar de já ser um hábito de muitos, é importante que muito mais pessoas façam isso.

Para doar, basta visitar o banco de sangue que está localizado na Av. Independência, n°75, em frente ao Hospital São Francisco (dentro do complexo da Santa Casa) nos seguintes horários:

  • De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h30 às 17h30;
  • Sábado, das 7h30 às 12h.

Para facilitar o atendimento, é recomendado realizar o agendamento pelo site: https://doesangue.santacasa.org.br/

Não deixe de participar da campanha deste ano. Quem sabe não se torna um hábito para você? Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais informações, entre em contato: 

Telefone: (51) 3214.8025E-mail: bancodesangue@santacasa.org.br


Fontes:
Dr Dario Eduardo de Lima Brum – Coordenador do Serviço de Hemoterapia da Santa Casa
CRM 15024 | RQE 27122

Enf Scheila Roberta de Souza – Coordenadora do Serviço de Hemoterapia da Santa Casa

Os conteúdos deste site têm caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Feito para você

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?

Não perca nossos últimos conteúdos sobre saúde, prevenção e vida saudável.

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?​

© 2022 Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre | Powered by Evolua Doutor