Doação de leite humano: passo a passo de como se tornar uma doadora

Já falamos aqui sobre a importância do leite humano para o desenvolvimento dos bebês. Ele é o alimento mais completo para o bebê, fornecendo tudo que precisa ao longo dos seis primeiros meses de vida. O aleitamento materno exclusivo é altamente recomendado pelos pediatras neste primeiro semestre de vida, pois não é apenas um alimento, mas um reforço completo para a imunidade e saúde.

Porém, em muitos os casos as mães não conseguem amamentar, seja em função de parto prematuro, pois o bebê nasce antes do esperado e a mãe ainda não produziu leite, ou por alguma condição de saúde específica que impossibilita a amamentação. Por outro lado, outras mamães produzem leite em excesso ou em quantidade regular – e ambas podem se tornar doadoras de leite humano.

Como doar leite humano?

Conheça o passo a passo para ser doadora na Santa Casa:

1) Cadastro

Para doar leite humano e contribuir com essas mamães e bebês, o primeiro passo é fazer o cadastro no Banco de Leite Humano da Santa Casa. A equipe do BLH fará o cadastro completo, com os dados da mãe.

Será necessário apresentar documentos de pré-natal e exames para garantir a segurança.

Após esses dados completos ela estará apta para ser doadora.

2) Ordenha e coleta

A coleta de leite poderá ser realizada no hospital ou em casa. A Santa Casa enviará o material necessário para que você realize a coleta domiciliar. O recipiente adequado é o pote de vidro com tampa de plástico, que permite a vedação total. Ele deve ser escaldado em uma panela com água quente por cerca de quinze minutos. Para garantir a limpeza total, deixe secar naturalmente, sem uso de panos. Quando estiver seco, você pode começar a guardar seu leite no recipiente.

Para fazer a ordenha, siga esses passos:

• Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque com uma toalha limpa;
  • Escolha um lugar tranquilo e limpo e sente com os cabelos presos e, se possível, uma máscara;
  • Comece massageando as mamas calmamente até que fiquem macias, assim o leite sairá com mais facilidade;
  • Utilize os dedos polegar e indicador para pressionar a aréola e comprima suavemente até encontrar a posição ideal;
  • Retire o máximo que conseguir no mesmo pote. Se não completar 130ml, você pode conservar por um dia na geladeira e ir preenchendo ao longo desse dia.

Dica: de preferência, não utilize bombas para coleta de leite. A ordenha com as mãos limpas garante a qualidade e não contaminação.

3) Armazenamento

A forma de armazenar é tão ou mais importante que os passos anteriores, pois o mau armazenamento pode invalidar o uso do leite. Então, confira a seguir a forma correta de guardar o leite depois da coleta:

• Depois de, no máximo, 24h de geladeira, o leite deverá ir para o freezer ou congelador, independentemente de ter sido coletado 130ml ou mais;
  • Se for necessário,  utilize outro frasco e congele também;
  • O leite tem validade de, no máximo, 15 dias congelado;
  • O ideal é que, assim que tiver coletado os 130ml, você já avise a Santa Casa que pode fazer a coleta do frasco na sua casa;
  • Caso consiga levar até a Santa Casa, garanta que o produto chegue completamente congelado;

O Banco de Leite Humano da Santa Casa é aberto a toda a comunidade: qualquer mulher que esteja amamentando, que precise de ajuda neste processo ou que deseja doar, pode procurar o banco. Se você se interessa em doar ou tem dúvidas e quer saber mais informações, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3214-8282.

Banco de Leite Humano da Santa Casa
Localização: 1º andar do Hospital Santa Clara, junto à Maternidade Mário Totta
Horário: diariamente, das 7h às 19h30, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Fonte:
Bruna da Silva Acosta
Nutricionista – Coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa

Os conteúdos neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Feito para você

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?

Não perca nossos últimos conteúdos sobre saúde, prevenção e vida saudável.

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?​