Santa Casa recruta pacientes para estudos sobre câncer de próstata

Exceto pelo câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais comum entre os homens e o segundo que mais mata, atrás apenas do de pulmão. Estima-se que, entre 2019 e 2021, foram 44 óbitos diários causados apenas por esta doença no Brasil.

Este tipo de câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente, e em muitos casos pode ser prevenido, como já falamos em outros posts por aqui. Tanto é que existe a campanha do Novembro Azul, que visa conscientizar sobre a doença, pois quanto mais se falar sobre o assunto, mais bem informadas as pessoas estarão.

Atualmente, além dos tratamentos convencionais, existem outras modalidades, ainda em estudo, que buscam utilizar tecnologias ainda não disponíveis no sistema brasileiro de saúde. E este é um dos focos de atuação do Centro Multidisciplinar de Pesquisa Clínica da Santa Casa.

Pesquisas buscam inovação no tratamento de câncer de próstata

O Centro Multidisciplinar de Pesquisa Clínica da Santa Casa realiza estudos em diversas áreas, e a oncologia é uma delas. O câncer de próstata, sendo um dos mais comuns, é tema de algumas pesquisas atuais.

“A pesquisa clínica é uma oportunidade real que os pacientes podem ter para acessar as melhores tecnologias e, consequentemente, ter os melhores desfechos dentro das suas condições”, explica Roberta de Almeida, Gerente de Ensino e Pesquisa na Santa Casa de Porto Alegre.

Estes estudos utilizam o que há de melhor dentro do mercado farmacêutico internacional, ou seja, medicamentos que são comprovadamente mais eficazes do que os atuais, utilizados em tratamentos convencionais.

Os estudos consistem em inclusão do paciente no protocolo, acompanhamento e monitoramento para avaliar o desfecho do tratamento. Confira abaixo as pesquisas em andamento no momento e, caso se encaixe nos requisitos de alguma, entre em contato.

Pesquisas sobre câncer de próstata recrutam voluntários

Amplitude (próstata/metastático): avaliação de Niraparib em pacientes com mutação somática ou germinativa de HRR em pacientes com câncer de próstata sensíveis à castração.

Critérios para participação:

• Neoplasia de próstata sensível à castração;
  • Alteração nos genes de reparo do DNA.

Critérios para exclusão:

• Terapia de privação androgênica iniciada após 14 dias da randomização.

1) Niraparib + Abiraterona + Prednisona
2) Abiraterona + Prednisona

Primordium (próstata/metastático): câncer de próstata bioquimicamente recorrente após prostatectomia radical.

Critérios para participação:

• Câncer de próstata bioquimicamente recorrente após PR com um alto risco de desenvolver metástase definido como: Gleason ≥8, avaliado a partir da amostra de tecido da próstata na prostatectomia radical PSADT ≤12 meses no momento da seleção.

Critérios para exclusão:

• Metástase à distância (visceral ou osso).

1) Radioterapia + LHRH + Apalutamida
2) Radioterapia + LHRH

Radical PC (próstata/definitivo): estudo para avaliar desfechos cardiovasculares em pacientes com câncer de próstata tratados com ADT.

Critérios para participação:

• Diagnóstico de câncer de próstata realizado em um período de 1 ano antes da avaliação, tratado com ADT pela primeira vez em um período de 6 meses antes da consulta. Deve ser tratado com ADT pela primeira vez em um período de 1 mês após a consulta do estudo.

Tratamento:
1) Consultas e exames periódicos com cardiologista.

Como se candidatar para as pesquisas?

Para se candidatar, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3214-8143 e falar com um de nossos coordenadores de estudos.

O paciente conta com uma equipe completa, com médicos, enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos, todos com experiência no acionamento dos protocolos de assistência para proporcionar segurança no tratamento dos voluntários.

O Centro Multidisciplinar de Pesquisa da Santa Casa conduz estudos clínicos nacionais e internacionais, além de programas de acesso expandido e de uso compassivo há mais de 20 anos. Nesse período aprovou mais de 200 estudos clínicos em seu Comitê de Ética, possibilitando o acesso a tratamentos diferenciados para inúmeros pacientes.

Fonte:
Roberta de Almeida – Gerente de Ensino e Pesquisa na Santa Casa de Porto Alegre

Os conteúdos deste site têm caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Feito para você

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?

Não perca nossos últimos conteúdos sobre saúde, prevenção e vida saudável.

Deseja receber conteúdos da Santa Casa?​